LIVRO 11 - OBJETOS
Objetos de uso pessoal - adornos corporais
Objetos de uso pessoal - adornos corporais
OBJETOS DE USO PESSOAL - ADORNOS CORPORAIS
GUIA PARA O ACESSO AOS ITENS DA COLEÇÃO: https://emaklabin.org.br/explore/classificacao/objetos-de-uso-pessoal-adornos-corporais/
Que lembranças você usa sobre o corpo? Há algo em você que virou relíquia?
PROPOSTA
1. Observe as possíveis imagens internas, memórias, sensações ou associações que possam surgir a partir das relações entre a imagem-convite, os adornos da coleção e os espaços onde se encontram.
2. Registre tudo o que achar relevante: pode ser através da escrita, do desenho, da fotografia de um detalhe. Você cria as suas regras.
3. Inclua sua imagem na composição. Explore espelhos, reflexos, sombras e outras possibilidades presentes no espaço ou nos objetos. Se desejar, peça auxílio a sua companheira de viagem, lembrando que é você quem conduz a construção do seu autorretrato fotográfico.
4. Permita-se experimentar! E não se esqueça: cuide do museu que nos acolhe e dos espaços compartilhados durante esta atividade.
LIVRO-CONVITE
MAIS:
Sobre o álbum de Steinmann
"Em 1825, logo após a Independência do país, o jovem artista suíço Johann Jacob Steinmann (1800–1844) foi convidado pelo governo brasileiro a dirigir a recém-criada escola de impressão da Academia Militar. Steinmann permaneceu nessa função por cinco anos, antes de abrir sua própria oficina litográfica, destinada primordialmente a produzir gravuras criadas a partir de seus registros da paisagem brasileira, bem como de outros artistas. Após retornar à Europa, em 1833, publicou, com grande sucesso, a primeira edição do álbum ‘Souvenirs de Rio de Janeiro dessinés d’aprés nature & publiés par J. Steinmann,’ contendo 12 gravuras em água-tinta executadas por Friederich Salathé com base em nove desenhos de Steinmann e em registros dos pintores Eduard de Kretzschmar e Victor Barral. Todas as imagens do álbum têm uma moldura com desenhos inspirados nos registros de outro viajante, Johann Moritz Rugendas."
Fonte: https://www.kleberpatricio.com.br/arte-cultura/casa-museu-ema-klabin-inaugura-exposicao-rio-de-janeiro-xix-xxi/
Os Objetos
A coleção de Objetos de Uso Pessoal - Adornos Corporais possui 6 itens.
Você encontra todos eles no link:
https://emaklabin.org.br/explore/classificacao/objetos-de-uso-pessoal-adornos-corporais/
3 itens estão na Reserva Técnica. Abaixo seguem os itens expostos ao público:
Informações e imagens com acesso limitado aos participantes da oficina "Poéticas dos Autorretratos", uma experiência artística que acontece nos dias 16 e 30 de maio de 2026, por Sheila Oliveira.