LIVRO 03 - BANHEIRO
Quarto Azul
Quarto Azul
BANHEIRO Quarto Azul
Como corpos em travessia habitam espaços que não lhe pertencem?
PROPOSTA
1. Observe as possíveis imagens internas, memórias, sensações ou associações que possam surgir a partir do encontro entre a imagem-convite e o espaço experimentado.
2. Registre tudo o que achar relevante: pode ser através da escrita, do desenho, da fotografia de um detalhe. Você cria as suas regras.
3. Inclua sua imagem na composição. Explore espelhos, reflexos, sombras e outras possibilidades presentes no espaço. Se desejar, peça auxílio aos seus companheiros de viagem, lembrando que é você quem conduz a construção do seu autorretrato fotográfico.
4. Permita-se experimentar! E não se esqueça: cuide do museu que nos acolhe e dos espaços compartilhados durante esta atividade.
IMAGEM-CONVITE
MAIS:
Tradução do Título
História verdadeira da admirável viagem que Huldericus Schmidel, de Straubing, fez de 1534 a 1554 à América ou ao Novo Mundo, perto do Brasil e do Rio da Prata, o que ele suportou por 19 anos, quantas regiões e pessoas diferentes e maravilhosas ele viu: (Levinus Hulsius), 1599. Nuremberg: Impensis Levini Hulsij.
Fonte: Tradução livre do título do livro-convite.
Trecho da obra
"Um ano após a chegada de Cristóvão Colombo à América, a notícia já havia se disseminado por toda a Europa por meio da tradução e da publicação de seu relato da viagem, em uma velociade sem precedentes permitida pela invenção da impresnsa poucas décadas antes. A partir disso, relatos de navegadores, viajantes e cronistas estariam entre os livros de maior sucesso, tanto pelo ineditismo quanto pelas ilustrações e mapas que continham, consolidando um imaginário do Novo Mundo e de seus povos originários que ainda se faz presente. O contato com o Novo Mundo também contribuiu para que europeus formassem sua própria autoimagem."
Fonte: Trecho retirado do catálogo da exposição "A palavra impressa 1492-1671. Livros raros da Biblioteca Ema Klabin."
Detalhe do Banheiro do Quarto Azul. Foto: Sheila Oliveira
Informações e imagens com acesso limitado aos participantes da oficina "Poéticas dos Autorretratos", experiência artística que acontece nos dias 16 e 30 de maio de 2026, por Sheila Oliveira.