Juliana Grazini no LAB Fotossensível
November 1, 2018Este é o primeiro encontro do Projeto Fotossensível que acontecerá na Empório Fotográfico no dia 9 de novembro.
Meu desejo é oferecer um espaço acolhedor e inspirador culminando em encontros para a produção, reflexão e compartilhamento de experiências, nos mais variados sentidos, sobre o universo do alimento e da alimentação tendo como ponto de partida as expressões artísticas. Estou super feliz por abrir nossa casa para receber os queridos que desejam compartilhar suas experiências e saberes.
Quem abre essa primeira edição é Juliana Grazini, parceira da Empório Fotográfico, meu estúdio especializado em gastronomia, e local onde acontece o curso “Acomidapontocom” um dos produtos oferecidos pela Verakis, uma Fundação Francesa que trabalha com desenvolvimento profissional e promove a divulgação e o debate de informações nas áreas de alimentos, alimentação e nutrição, coordenado por Juliana.
O novo projeto que Juliana apresentará para nós nesta oportunidade foi intitulado “A comida como ela é”, fortalecido nas redes sociais pela hashtag #acomidacomoelae e em francês #lanourriturecomoelae, já que Juliana, atualmente, vive na França.
“O projeto “A comida como ela é” tem como ambição reaproximar os seres humanos do comer e da comida como ela é no cotidiano, na nossa mesa, com amigos, sem julgamentos de valor, sem tabelas nutricionais, sem esnobismo e críticas. É também um manifesto pelo comer e pela comida, pois a rigidez alimentar e a forma que consumimos tem atrapalhado nossa relação com o comer.
Nenhum alimento faz bem ou mal, todo e qualquer tipo de alimento deve fazer parte de um equilíbrio diário, mensal ou de uma vida, e todo equilíbrio é feito de desequilíbrios, de excessos e de escassez. Podemos sempre nos extasiar frente a comida; tentar sempre ver a beleza e a poesia à mesa ou em qualquer outro lugar que se coma.
“A comida como ela é” é também um projeto de mediação e popularização técnico científica da Verakis, por meio da fotografia, que tem como objetivo abordar e evidenciar o lado espontâneo, real, cotidiano, belo e poético da alimentação por meio da disseminação da hashtag #acomidacomoelae e #lanourriturecomoelae pelas redes sociais e “desafios” lançados ao grande público.” descreve Juliana Grazini.
As imagens deliciosamente poéticas apresentadas no evento foram produzidas com celular pela Dra. Juliana Grazini, Nutricionista, Mestre em ciências aplicadas em pediatria e Doutora em informação e comunicação/jornalismo. Juliana há 20 anos vive na França, onde desenvolve e coordena projetos de prevenção e saúde e popularização das ciências dos alimentos, alimentação e nutrição. Idealizou, criou, dirige e coordena 7 cursos de pós graduação e especialização em parceria com universidades europeias; é membro do Grupo de Estudos e Ações de Informação e Educação do Consumidor da FFAS (Fundo Francês para Alimentação e Saúde).
Todos convidados!
FICHA TÉCNICA:
ONDE
Empório Fotográfico
Rua Gaspar Fernandes, 537
Vila Monumento
QUANDO
09 / 11 / 2018
PROGRAMAÇÃO
19:00 hs abertura
20:00 hs projeção de imagens projeto #acomidacomoelae
20:30 hs bate papo com Dra. Juliana Grazini sobre projeto
21:45 hs encerramento
PARA PARTICIPAR
1 kg de alimento não perecível, não obrigatório
inscreva-se aqui: verakisbr@verakis.com
por Sheila Oliveira