À Margem, de Gisele Martins

No período em que estava produzindo a série fotográfica À Margem, onde retrata a vida das comunidades ribeirinhas do Marajó (PA), a fotógrafa paulista Gisele Martins já havia vislumbrado uma narrativa que ia além de seu trabalho original, em que predominam as imagens em preto e branco. Ela aproveitou o período de quarentena para se debruçar sobre esse material - e de outras imagens captadas em suas incursões pelo sertão nordestino - em busca do colorido das casas que teve a chance de visitar. 

“Fiquei encantada pelas cores vibrantes e pelos detalhes que encontrei nas casas. Diante da falta de recursos financeiros, a improvisação se faz presente nesses ambientes domésticos, mas sem negligenciar a busca por beleza e aconchego. Algo que pode ser visto nas panelas cuidadosamente areadas, nos utensílios, nas imagens de santo penduradas nas paredes e até nos crochês que recobrem os botões do fogão”, explica Gisele. 

A partir do resgate dessas imagens, surgiu a série Interiores, que conquistou o 2° lugar na categoria Ensaios Finalistas do Paraty em Foco - Festival Internacional de Fotografia, no ano passado. 

Para ver as imagens escolhidas para a mostra virtual, acesse aqui o nosso perfil do Instagram. E a série completa está no site da fotógrafa Gisele Martins.

Imagens com todos os direitos reservados para a artista Gisele Martins.


por Cintia Oliveira


Using Format