Com os olhos no céu da boca

cultura e hábitos alimentares brasileiros a partir da fotografia autoral contemporânea

O Centro Cultural Correios São Paulo abriu no dia 19 de setembro de 2019, quinta-feira, a mostra coletiva "Com os olhos no céu da boca", inaugurando a primeira curadoria de Sheila Oliveira, artista visual e fotógrafa gastronômica.

Na mostra, Sheila Oliveira parte de sua poética produzida na série "Eterna novidade do mundo", inspirada nas pinturas de natureza morta de Albert Eckhout (1610 - 1665) - um dos principais documentaristas do Novo Mundo - e a partir de uma pesquisa aprofundada em trabalhos autorais, com ênfase na fotografia contemporânea, ela encontra a cultura alimentar retratada em seus mais diversos ângulos.

"Eckhout captou em suas pinturas uma série de naturezas mortas contendo frutas e vegetais tropicais nativos e cultivados em solo brasileiro, registrando o ritmo naquele momento. Apesar das intrincadas relações entre ideal e realidade em suas pinturas, ele captou o fruto daquele tempo numa construção simbólica, apresentando sua visão microscópica e potente como um instrumento para um olhar amplificado." diz Sheila Oliveira.



Entre os 12 artistas convidados estão os fotógrafos Ana Póvoas,  André Douek,  Claudio Edinger, Edu Simões, Sandra Bacchi e Vivian Cury, além dos artistas visuais Ana Almeida, Anais-Karenin, Cris Bierrenbach, Elias Muradi, Estefania Gavina e Gustavo Lacerda. Em comum, todas as obras foram produzidas para séries autorais dos artistas, sem nenhuma ligação direta com alimentação.

Porém, a partir do olhar de Sheila Oliveira, as fotografias e instalações se inserem nos mais diversos contextos da alimentação, como compartilhar, costumes, cultivo, consumo, consciência e memória afetiva. "A partir da pesquisa sobre a produção artística brasileira, com ênfase na linguagem fotográfica, os visitantes são convidados à uma experiência estética visual sobre a esfera da alimentação em suas relações particulares, sociais e culturais." completa a curadora da exposição, Sheila Oliveira.


Foram apresentadas 27 obras: em sua maior parte fotografias, assim como "imagens expandidas" como, por exemplo, esculturas,  instalações e dois site specific.


"Com os olhos no céu da boca" contou ainda com uma programação especial incluindo o dia 16 de outubro, Dia Internacional da Alimentação, oferecendo oficinas com artistas, visita guiada e bate papo com o professor e historiador João Luiz Máximo.


Atividades culturais durante a exposição

Visita guiada com Eder Chiodetto

Tivemos a honra de receber no dia 9 de outubro o curador de fotografia e editor do Fotô Editorial, Eder Chiodetto, para uma visita comentada ao público, na qual ele apresentou sua leitura sobre todos os trabalhos que compõem a nossa mostra coletiva. Além de abordar a poética das obras, Chiodetto levantou algumas questões culturais e emocionais relacionadas ao tema alimentação. A visita ainda contou com as presenças da artista e curadora da exposição, Sheila Oliveira, e de alguns artistas que fazem parte da mostra: Gustavo Lacerda, Vivian Cury, Edu Simões, Elias Muradi e Estefania Gavina.

Bate-papo com os artistas

Sheila Oliveira, artista e organizadora dessa exposição, recebeu no dia 19 de outubro no Empório Fotográfico, seu estúdio / ateliê os artistas André Douek e Elias Muradi e Sandra Bacchi, por vídeo conferência. Sandra vive e trabalha nos EUA. Nessa oportunidade, um bate-papo gostoso sobre fotografia e alimentação.

Using Format