Criado durante a pandemia do Covid-19, o coletivo nasceu a partir de afinidades e interesses pelo tema da alimentação entre as artistas visuais: Alessandra Sposetti (italiana, radicada no Rio de Janeiro), Estefania Gavina (argentina, radicada em Campinas) e Sheila Oliveira (brasileira, São Paulo).

O coletivo tem um caráter experimental e intuitivo. O objetivo é estabelecer discussões sobre cultura, consumo e hábitos alimentares por meio de instalações e experiências sensoriais com alimentos.

https://www.coletivocoma.com.br

@coletivo.coma

info

Alessandra Sposetti

×

Alessandra Sposetti

×
info

Sheila Oliveira

×

Sheila Oliveira

×
info

Estefania Gavina


×

Estefania Gavina


×

Alessandra Sposetti

Nascida em Macerata (Itália), Alessandra Sposetti graduou em Artes Visuais na Universidade de Bolonha e pós-graduou em Design Visual na Scuola Politecnica di Design (SPD) de Milão.

Nesta cidade, Alessandra trabalhou como diagramadora editorial (Vogue Itália), designer de moda e diretora de arte na agência de publicidade JWT.

Desde 2005 mora no Rio de Janeiro onde trabalha com alimentos, como professora de culinária e artista visual. Seus fotolivros Gilda (2018) e Pasta madre (2021) foram finalistas em vários concursos internacionais.

@alessandrasposetti

Cana Youtube


Última notícia:

O fermento da memória, por Niguel Del Castino, em Mega Fauna

janeiro de 2022

Estefania Gavina

Buenos Aires, 1972. Vive e trabalha em Campinas [SP] desde 2002. Artista fundadora do Ateliê CASA espaço idealizado como lugar de pesquisa e experimentação de fotografia contemporânea. É uma das idealizadoras do projeto ACHO – Arquivo Coleção de Histórias Ordinárias e Mamona Fotolivros. Suas obras se concentram na coleta e metamorfose de coisas descartadas para questionar a passagem da vida, o fim da existência e o que resta, a sobrevivência. Em 2021 participou do 46° SARP - Salão de Arte de Ribeirão Preto,27º Salão de artes de Praia Grande, PROAC e do 12°Festival de Fotografia Hercule Florence. Sua obra foi selecionada para o Festival Foto em Pauta Tiradentes [2020], FIF_BH Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte [2020], MARP 2a Mostra do Programa de Exposições de Ribeirão Preto [2019], 49° Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba [2019] e o Wall FOTOHAUS - OFF em Arles [2018]. Em 2019 realizou a exposição individual “O que mudou e continua a mudar” no Museu de Arte Contemporânea de Campinas pelo Fundo de Investimentos Culturais da cidade. Recebeu o Prêmio Mario Cravo Neto de Fotografia [2019] e foi finalista no Festival de Fotografia Goyazes [2017], o Prix Photo Web [2018] e o Prêmio Mundie de Fotografia [2016].

Link para portfolio [www.estefaniagavina.art]

Instagram: @estefaniagavina @ateliecasacampinas @acho_imagens @mamonafotolivros


Última notícia:

Pedal e Arte, um passeio inspirado, por Cibele Vieira, em Metrópole Campinas

dezembro de 2021

Sheila Oliveira
Nasceu em São Paulo, SP, em 1968, onde vive e trabalha. Graduada em Biblioteconomia e Documentação, especializada em pesquisa de imagens e Pós Graduada em Arteterapia. Fotografa profissionalmente desde 1995. Em 2002 fundou o estúdio Empório Fotográfico, especializado em alimentos e produtos.
Como artista visual Sheila Oliveira desenvolve sua poética através de processos e interferências fotográficas, criando analogias entre o nosso corpo e o corpo da fotografia. A artista também coordena o LAB Fotossensível, um laboratório de artes dedicado às imagens, especialmente a fotografia contemporânea, cujo objetivo é ampliar possibilidades de conexão com a natureza através dos alimentos e é a idealizadora do COMA.
Saiba mais nos links deste site!
@sheilaoliveira_sp
@comosolhosnoceudaboca
@emporiofotografico
www.emporiofotografico.com.br
LAB Fotossensível 


Última notícia:
Memorial expõe trabalhos de Sheila Oliveira e Jorge Marín na galeria virtual “Uma Janela para a América Latina”

janeiro de 2022

Using Format